Para a Ana Pereira e o João Lima porque sim!
Sentires e olhares de Jorge Branco pelas esquinas, praças, avenidas, vielas e becos da vida.
.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
sábado, 22 de setembro de 2012
DESCIDA AO PARAÍSO - MEMÓRIAS DE INFÂNCIA (1)
O acaso das relações familiares
levaram-me a um contacto profundo com a zona de Sintra, à sua Serra e às suas
praias, na minha infância.
Tinha um familiar com casa em
Almoçageme, nomeadamente a avó do meu ex-padrasto.
Houve uma altura em que o meus
fins de semana de criança penderam para essa bela zona, depois começaram a
dividir-se entre Sintra e o Ribatejo, também devido a laços familiares.
Sintra foi ficando para trás e o
Ribatejo foi tomando espaço na minha vida, até que, novamente, as relações
familiares, ou melhor um corte nas mesmas e uma mudança na vida da minha mãe,
me provocaram a separação definitiva com Almoçageme e o Ribatejo tomou de tal
maneira espaço na vida que aos 30 anos larguei a cidade que me viu nascer
(Lisboa) e “exilei-me” aqui, onde ainda hoje estou.
Das muitas memórias que guardo de
Sintra, uma das mais fortes, é a dos passeios que efectuávamos em família à
Praia da Ursa.
A Praia da Ursa situa-se junto ao
Cabo da Roca e é uma praia selvagem e
bela, de aceso bastante complicado e exigindo alguma destreza física, e
cuidado, para lá se chegar abaixo.
Das minhas memórias de infância
recordo as dificuldades que a família enfrentava para aceder á praia, em
particular a minha tia e a minha mãe.
Para uma criança de 8 ou 9 anos
aquilo era uma grande e difícil aventura plenamente compensada por aquela praia
deserta e bela que parecia um pedaço do paraíso.
Já em adulto, enquanto esperava
pelo término de um Grande Prémio do Fim da Europa, vi aquela placa a dizer
“Praia da Ursa” e não hesitei em arriscar ir lá novamente.
Se a memória que tenho dessa
descida (que já foi há uns anos) é de algo muito mais fácil que a grande
aventura familiar de infância, a beleza dessa praia manteve-se inalterada em
relação as minhas recordações de menino.
Como a vida é um círculo espero
voltar à Praia da Ursa, mas desta vez integrando o percurso num dos meus
treinos de corrida, aproveitando para apurar a forma para as provas de
montanha.
As imagens que se seguem foram captadas pelo meu tio, num
desses dias felizes, da grande aventura familiar que era ir à Ursa no final da
década de 60 (1968 ou 69).
terça-feira, 18 de setembro de 2012
PRAIA DA URSA
PRAIA DA URSA
Fundir-me no teu corpo numa simbiose perfeita
de algas e mar.
Sorver dos teus lábios o fugaz néctar da
felicidade eterna.
Parar o mundo por longos instantes.
Eleger-te rainha, deusa, lei divina.
Enterrar fundo os medos e oferecer-te os oceanos
e as montanhas do mundo.
Esquecer-me de mim em ti.
Abandonar-me em ti, ai tão perdido, tão achado.
Destruir as fronteiras e países.
Juntar tudo no teu corpo de fada.
No teu corpo de sal.
Juntar tudo na fraternidade universal.
AMAR.
Jorge Branco, Muge, 21 de Junho de 1996
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
FOTOS DA MINHA AUTORIA EXPOSTAS NA FESTA DO AVANTE
Tive o grato prazer de ver seleccionadas duas fotos da
minha autoria para a exposição que decorreu durante a Festa do Avante e
subordinada ao tema “O TRABALHO E OS TRABALHADORES”.
Foi um privilégio para este
eterno aprendiz de fotógrafo ver ali dois trabalhos seus, ao lado de excelentes
fotos, algumas de fotógrafos consagrados,
que sempre admirei muito.
*
Este espaço tem andado muito
abandonado. Tem sido preterido em favor do irmão mais velho, o “Último Quilómetro”,
que é um blogue dedicado à minha grande paixão, a corrida.
Não é fácil “alimentar” este
blogue, em especial devido ao seu caracter mais intimista.
Mas prometo que vou tentar dar
novo fôlego a este espaço, assim como voltar a pegar mais na máquina
fotográfica, embora para se fotografar sejam necessárias algumas condições, a
começar pela mais óbvia, que é uma máquina de “jeito” (coisa que de momento não
possuo) e a possibilidade de fazer deslocações, pois vivendo numa pequena vila
depressa se esgotam os motivos susceptíveis de terem interesse do ponto de
vista fotográfico.
Mas vou tentar dar a volta a
estas situações, no sentido de fazer novas fotos e não ter apenas antigas fotos
de arquivo para publicar neste espaço.
São situações difíceis de contornar
para um desempregado de longa duração, mas há que
não baixar os braços e lutar!
sexta-feira, 15 de junho de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)











