.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PAIXÃO



UM BEIJO
.
Um beijo de esperança e raiva.
Um beijo de sal e suor.
.
Um beijo com o tamanho do mundo.
A cor do céu
O azul do mar.
.
Um beijo vulcânico
Abrasador
Insubmisso
Provocante.
.
Um beijo de sangue e lágrimas
De vida e morte
De imensa ternura.
.
Um beijo que sacuda o mundo
Como um ribombar de trovão
Uma sirene gritante
Um repicar de sinos.
.
Um beijo de finito infinito
Um beijo sem raça
Nem cor
Nem sexo
Nem fronteira
Um beijo interplanetário.
.
Um beijo de estrelas cadentes
Girassóis vermelhos
E faíscas a incendiar pradarias.
.
Um beijo revolucionário
Sem deus nem patrão
Um beijo de paz e guerra.
.
Um beijo de vida.

Jorge Branco

(Para a Maria Augusta, minha namorada, amante, companheira e esposa)

2 comentários:

  1. O meu pai costumava cantar.
    Eu era muito pequena mas lembro-me de algumas, esta era uma delas.

    Juntaram-se os dois à esquina
    A tocar a concertina
    E a dançar o só-li-dó

    É impressionante que quanto mais velha estou, mais me lembro dele, que morreu quando eu tinha 6 anos
    Obrigada Jorge
    bj eugénia

    ResponderEliminar