.

sábado, 2 de julho de 2011

LARA (2000-2009)


Nove anos de companhia minha fiel companheira de quatro patas.

Nos dias bons o teu carinho fazia-os ainda mais radiosos.

Nos dias de tempestade aplacavas a tristeza e a tua amizade fazia sorrir o sol entre as negras nuvens.

Quantas vezes te levantaste nas madrugadas para vires “pedir-me” que te coçasse a cabeça enquanto tomava o pequeno-almoço?

Eras a minha alegria em cada regresso a casa.

No teu pelo sedoso deixava os problemas da vida e nos teus olhos meigos sentia-me feliz e útil.

Partilhei contigo as saudades das ausências mais prolongadas e festa das chegadas de novo ao lar.

Partilhaste comigo a tua vida desde a muito jovem cachorra titubeante até à “senhora” adulta, responsável e meiga em que transformaste.

Lembras-te de quando eras uma jovem e atlética cachorra e te levava a brincar com os teus “primos” no quintal da minha mãe?

Lembras-te de quando a Augusta foi operada e de como entendeste o cuidado que tinha que ter com ela e com foste comedida com as brincadeiras?

Tanta, tanta coisa que partilhámos nestes nove anos.

Lara não sei se há um céu para os cães nem tão pouco para os humanos mas sei que fizeste parte do meu céu e deixaste mais uma mancha negra na minha alma e uma solidão no peito.

Quis o destino que não chegasses a ir viver para a “casa nova” tu que já a tinhas adoptado e tudo.

A vida e morte são assim inesperadas minha amiga Lara.

Obrigado por tudo.

Jorge Branco Julho de 2009

4 comentários:

  1. Só quem não tem e não ama animais não se consegue rever em tanto deste texto.
    (eu tenho 7 gatos...)

    Um grande abraço, Jorge

    ResponderEliminar
  2. Uma companhia, um AMIGO um cão, dos melhores que passam nas nossas vidas, sem dúvida.

    Um beijinho Jorge e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  3. "Tive um gato de nome "Boogie", o meu amigo morreu na boca de um cão de guarda da GNR :-(
    Escondia as unhitas para não arranhar quando brincava.
    Nunca mais tive nenhum....
    São amigos para sempre!
    Beijinhos"
    Henriqueta Solipa

    ResponderEliminar
  4. Lamento a sua perda Jorge.
    Também já perdi animais que gostava muito e perdi vários, porque morava ao lado de uma estrada, sem protecção, era horrível demais... Nem me quero lembrar...
    beijinho eugénia

    ResponderEliminar